
A Psicologia busca recursos para compreender o ser humano em sua totalidade, seja em seus comportamentos, pensamentos ou emoções, auxiliando cada pessoa na convivência consigo mesmo, com o outro e com as situações ao longo da vida.
Seja bem vindo a minha história profissional...
Meu nome é Leda M. F. Tavares.
-
Sou formada em psicologia pela Unipar-Umuarama desde 2001.
-
Terapeuta Familiar e de Casal pela Vínculo Vida desde 2013.
-
Especialização em Atenção Integral em Crack, Álcool e outras Drogas pelo IPQ Instituto de Pesquisa HCFMUSP desde 2016.
A minha trajetória profissional permeia experiências na área clínica, em clínica para dependentes químicos e serviço público. Atendimento individual e em grupo de adolescentes, adultos, idosos, dependentes químicos e seus familiares. Terapia Familiar e de Casal. Palestras e Cursos.
Mentora do Programa Vidas Roubadas: recupere quem a dependência química tirou de você direcionado aos pais que têm filhos adolescentes que usam álcool e drogas.
Mentora do Programa Vida em Família direcionado ao atendimento das famílias.
Durante o tratametno, o autoconhecimento nos permite adquirir insights valiosos sobre quem nós somos. Com isso descobrimos qualidades, defeitos, medos e inseguranças. Além disso, também podemos trabalhar a inteligência emocional e o desenvolvimento da autoestima para tomar as melhores decisões e melhorar as habilidades sociais.
Podemos desvendar as amarras que nos prendem ao passado tendo como resultado ressignificar os eventos negativos contribuindo para o desenvolvimento de todo o potencial humano.
Vamos destacar alguns benefícios do tratamento:
-
Aumento do autoestima;
-
Segurança na tomada de decisões;
-
Autonomia;
-
Amadurecimento psicológico;
-
Autoconhecimento;
-
Consciência das origens de seus comportamentos;
-
Identificar com maior facilidade seus sentimentos;
-
Diminuir ou cessar os sintomas de doenças causadas por um desequilíbrio emocional ou somáticas;
-
Estabilidade e equilíbrio emocional;
-
Melhorar a relação consigo mesmo e com os outros;
-
Melhora a qualidade de vida.
-
Desenvolvimento das habilidades e potencialidades.
PSICOLOGIA
TRABALHOS

TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO
A terapia tem como finalidade tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas familiares, no trabalho, entre outros.
Na terapia em grupo, o indivíduo também pode encontrar o alívio em saber que não está sozinho e que outras pessoas compartilham os mesmos problemas e sofrem as mesmas angústias. Outra vantagem é a troca de informações que pode despertar novas ideias para o enfrentamento do problema trabalhado. Também podemos citar o autoconhecimento, o fortalecimento emocional e o sentimento de ajuda por auxiliar no crescimento pessoal de outro indivíduo.

Diante das mudanças sociais, as famílias desenvolveram novos formatos, conceitos e papéis. Com isso, tanto as famílias quanto os casais foram perdendo algumas referências para vivenciar os ciclos familiares, gerando sentimentos de angústias, conflitos, estresse, alienação parental, etc
Quando um membro desenvolve a dependência química todos são afetados já que estão interligados de tal forma que a mudança em uma das partes provoca repercussões nos demais. A codependência pode colocar em risco o tratamento e a recuperação do dependente químico, levando-o a recaída. Por isso, a família precisa ser inserida no tratamento.
A terapia familiar tem por objetivo identificar os padrões de interação entre as pessoas visando a percepção dos problemas e promovendo o rompimento de possíveis círculos viciosos por meio do diálogo, facilitando e melhorando a comunicação entre os membros para que os conflitos possam ser diluídos ou eliminados.
TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL
Adolescência é a fase que marca a transição da infância para a vida adulta onde existem várias mudanças físicas e psíquicas podendo gerar alguns conflitos internos.
As mudanças biopsicossociais, se não compreendidas, passam a ser rotuladas de problemática. Se na família tem diálogo, intimidade, carinho e confiança a adolescência é mais leve. Com o conhecimento do desenvolvimento psicológico e das características da Síndrome da Adolescência Normal, pode-se compreender melhor a juventude e suas formas de expressão, fortalecendo os vínculos entre pais e filhos.

ADOLESCÊNCIA

VIDAS ROUBADAS: RECUPERE QUEM A DEPENDÊNCIA TIROU DE VOCÊ.
A dependência química pode ser considerada uma doença familiar, pois não afeta só o dependente químico como também toda a família. Os familiares adoecem emocionalmente e, por isso, é fundamental que busquem o tratamento a fim de receber orientações a respeito deste contexto, aprender a lidar com o dependente químico e entender os impactos na dinâmica familiar visando elaborar as suas dores e adquirir o aprendizado para lidar e superar tudo isso.
A terapia familiar provoca mudanças em toda a família porque cada membro é modificado e continua provocando mudanças nos outros. Ela visa contribuir para a melhor relação da família com o dependente químico através do entendimento da problemática da drogadição e os impactos na dinâmica familiar. Proporciona um espaço de escuta onde os membros da família podem se expressar e chegar a um entendimento mútuo onde o psicólogo auxilia na interação e na busca de solução para o problema apresentado.
As famílias que procuram o tratamento tendo como problema a dependência química verbalizam a sua luta, as soluções que tentaram e os possíveis fracassos. O psicólogo observará o funcionamento familiar em torno dos sintomas e de seu portador e identificará as respostas que a família está usando inapropriadamente para enfrentar a situação atual. O objetivo é modificar/reenquadrar a concepção que a família tem do problema, levando seus membros a procurarem respostas alternativas de comportamentos cognitivos e afetivos.